Ana içeriğe atla
Blog
Blog

OS PONTOS DE PARTIDA, NUMA ABORDAGEM ANDRAGÓGICA À EDUCAÇÃO DE ADULTOS

Porque se exige uma abordagem andragógica consistente nos processos de aprendizagem dinamizados com os adultos?

A escolarização crescente das ações formativas que conduzem a uma certificação constitui, para além de um desperdício de energias, uma autêntica afronta ao adulto e ao seu processo de desenvolvimento.

Vale a pena continuar a aprender. Sim, claro. Mas aprendizagens que contribuam para o desenvolvimento de competências que a idade adulta tendencialmente força a mobilizar e não aquelas que a formação inicial estabelece como prioritárias.

Co construir contextos de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento de novos saberes por parte de quem nele participa implica assumir que a função de facilitador de aprendizagens tem que basear-se em pontos de partida que no essencial operacionalizam a ideia-força associada à pergunta inicial o que é que quer aprender?

Operacionalizar a resposta a esta pergunta fundadora implica ter Pontos de Partida.

Sugerem-se aqui NOVE. Outros haverá, como é evidente. Mas nada como começar por algo de concreto e de interpretação fácil para quem é envolvido.

 

Partir dos saberes do adulto, em vez dos saberes inscritos nos manuais      Quando pinta o exterior da casa como é que calcula os litros de tinta que precisa? 

 

Partir das necessidades concretas do adulto para resolver problemas que ele/ela está a enfrentar

Para decidir denunciar o contrato de arrendamento como é que vai saber dos seus direitos e dos seus deveres?  

 

Partir das motivações que resultam de experiências de vida relevantes    A Alice não se esquece do único poema que escreveu ao seu primeiro namorado há 20 anos e se voltássemos a fazê-lo agora para a pessoa que mas ama?

 

Partir do contato direto com a realidade e da observação realizadaComo funciona o moinho que visitámos em termos energéticos e como é resolvida a questão da autossuficiência energética?    

 

Partir das interações sociais recentes preparando a sua continuidadeNa última reunião de pais foi preciso clarificar o conceito de bullying talvez fosse útil aprofundarmos o tema com a pesquisa e estudo das formas de o combater.

 

Partir do uso das tecnologias para comunicação pessoal para utilizações de âmbito social e profissional

O álbum de fotografias das férias da família no WhatsApp pode ser o ponto de partida para um Catálogo de produtos da loja a serem divulgado aos clientes.

 

Partir de indicações ou comentários críticos, realizados por terceiros, para melhorar os saberes

Se já é a terceira vez que lhe dizem que a roupa encolheu com a lavagem seria útil abordarmos a relação entre temperatura e composição dos materiais do vestuário     

Partir de necessidades prementes da comunidade na qual se insere para contribuir para a sua satisfação

Se recusam sistematicamente a instalar o ecoponto na praça temos que pesquisar soluções similares e fundamentar a proposta em termos ambientais

 

Partir das aprendizagens realizadas para autonomizar o processo das aprendizagens futuras

Em todas as situações anteriores formulou uma série de perguntas, esse é um bom ponto de partida para as situações futuras que exijam aprofundamento.

 

 

Login (0)

Want to write a blog post ?

Don't hesitate to do so! Click the link below and start posting a new article!

Son tartışmalar

EPALE 2021 Tematik Gündemler. Hadi başlayalım!

Uzmanlığınız ve katkılarınızla  yoğun geçecek olan önümüzdeki bu yılı zenginleştirmeye davet ediyoruz!

Bu yıla online görüşmeye katılarak başlayalım. Online görüşme 09 Mart 2021 Salı günü 10: 00-16:00 (CET) arasında gerçekleşecek. (Avrupa saat dilimine göre)

Devamı