Overslaan en naar de inhoud gaan
Blog
Blog

Revisão do Referencial de Competências-Chave (RCC) de Educação e Formação de Adultos - Nível Básico

Até ao dia 8 de janeiro, poderá aceder e apresentar a sua proposta à versão revista e atualizada do Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos - Nível Básico. Este referencial introduz um novo quadro orientador para o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível básico e para o desenho curricular de percursos de educação e formação de adultos (EFA e Formação Modular) de nível básico.

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) realizou a revisão e a atualização do Referencial de Competências-Chave (RCC) de Educação e Formação de Adultos - Nível Básico.

Esta revisão teve como principal objetivo a atualização do conteúdo do referido Referencial, integrando as competências fundamentais para a capacitação dos adultos que se consideram necessárias à obtenção de uma qualificação escolar de nível básico, em resposta às múltiplas exigências que hoje se colocam à cidadania, ao trabalho e à aprendizagem ao longo da vida.

Este RCC irá introduzir um novo quadro orientador para o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível básico e para o desenho curricular de percursos de educação e formação de adultos (EFA e Formação Modular) de nível básico. O desenho do novo Referencial assenta numa organização em cinco Áreas de Competências-Chave: Cultura, Língua e Comunicação (CLC); Competência Digital (CD); Matemática, Ciências e Tecnologia (MCT); Cidadania e Empregabilidade (CE); e Competências Pessoais, Sociais e de Aprendizagem (CPSA).

Com vista à recolha alargada de contributos, aceda aqui ao Referencial e envie as suas propostas, até ao dia 8 de janeiro, através do e-mail anqep@anqep.gov.pt, com o assunto “Revisão do Referencial de Competências-Chave (RCC) de Educação e Formação de Adultos - Nível Básico”.

Login (0)

Want to write a blog post ?

Don't hesitate to do so! Click the link below and start posting a new article!

Laatste discussies

EPALE Discussie: Wat kunnen we doen om de volwasseneneducatie beter te maken voor mensen met een beperking?

In juni richt EPALE de schijnwerpers op hoe mensen met een beperking kunnen bijleren. We horen graag van jou hoe we volwasseneneducatie voor mensen met een beperking kunnen verbeteren. De schriftelijke discussie (in het Engels) zal plaatsvinden op 8 juni om 14 uur (CEST).
Meer

Vindt u het ook jammer dat de volwasseneneducatie nauwelijks bijdraagt aan het nieuwe decreet voor duaal leren?