Overslaan en naar de inhoud gaan
Resource Details
BRON

OECD Economic Outlook - volume 2020 Issue 2: Preliminary version

No editorial desta publicação, Laurence Boone, Chief Economist da OCDE, defende que devem ser pelos menos três as prioridades que devem preocupar os decisores políticos nesta fase que se avizinha de esperança, muito à custa da melhoria dos tratamentos e das vacinas: investimento em bens e serviços essenciais, como a educação, a saúde, as infraestruturas físicas e o digital; medidas decisivas para se reverter, de forma duradoura, o aumento da pobreza e da desigualdade de rendimentos; e, por fim, a cooperação internacional.

Segundo Laurence Boone, o reforço da resiliência também deverá envolver o investimento em competências, garantindo melhores resultados na educação e no mercado de trabalho e, por fim, tendências de crescimento e bem-estar mais elevados. Deve assim haver recursos mais bem direcionados para os primeiros anos de educação, equipas de profissionais de educação mais bem pagas e formadas, bem como um maior e melhor apoio à aprendizagem ao longo da vida, considerando, em especial, os grupos mais vulneráveis.

Na análise específica à situação económica em Portugal, é referido que o PIB deve cair 8,4% em 2020, recuperando 1,7% em 2021 e 1,9% em 2022. A recuperação em 2021será principalmente sustentada por uma procura ainda que reprimida. Posteriormente, as projeções apontam para uma recuperação mais ampla, nomeadamente nos setores mais afetados, como turismo e a hotelaria. A taxa de desemprego terá o seu pico em 2021 e permanecerá acima do nível pré-crise até ao final de 2022.

Para não prejudicar a recuperação, entre outras medidas, os especialistas defendem que o retorno à prudência fiscal deve ocorrer somente após a recuperação e devem ser ampliados os programas de aprendizagem ao longo da vida e ainda potenciada a formação profissional, de modo a facilitar o reingresso ao mercado de trabalho dos desempregados, sobretudo dos que necessitam de uma reconversão para novas profissões.

Resource Details
ISBN
ISBN 978-92-64-86175-6
Auteurs van het materiaal
OCDE
Type materiaal
Studies en rapporten
Publicatiedatum
Taal van het document
Login (0)

Want to add a resource ?

Don't hesitate to do so! Click the link below and start posting a new resource!