Overslaan en naar de inhoud gaan
Resource Details
BRON

The skills challenges posed by Covid-19: Is Europe ready to invest in its labour force?

Este artigo, publicado no dia 25 de novembro, no site do Centre for European Policy Studies (CEPS), analisa o comportamento da Europa em termos de políticas de qualificação e requalificação, para fazer face aos desafios colocados pela pandemia.

Estas políticas são assumidas como fazendo parte das áreas emblemáticas recomendadas pela Comissão Europeia em termos de investimentos e reformas nacionais, ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, uma vez que é reconhecida a necessidade crescente de se adaptar e de se desenvolver as competências dos trabalhadores, assim como a sua requalificação para os empregos.

Conforme esclarecem os autores do artigo, as políticas ativas de mercado de trabalho desempenham um papel decisivo na mitigação da ameaça de deterioração do capital humano e podem evitar o desemprego fraturante que se transforma em desemprego de longa duração, resultante da reestruturação setorial da economia. Neste sentido, as escolhas feitas pelos Governos nacionais são determinantes e afetam os resultados em termos de emprego.

Uma análise detalhada demonstra que essas escolhas não têm sido iguais em toda a Europa. Na UE 27, em 2018, as despesas com as políticas ativas de mercado de trabalho variaram entre 0,1 e 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB). E, de entre estas políticas, a variação tem sido enorme no que respeita ao investimento público na formação (entre 3% e 74% das despesas totais das políticas ativas de mercado de trabalho).

Resource Details
Auteurs van het materiaal
Cinzia Alcidi, Sara Baiocco, Matia Di Salvo (CEPS)
Type materiaal
Artikelen
Land
Publicatiedatum
Taal van het document
Login (0)

Want to add a resource ?

Don't hesitate to do so! Click the link below and start posting a new resource!