chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Elektronisch platform voor volwasseneneducatie in Europa

 
 

Nieuws

Formação de Professores para a educação para a cidadania em contexto escolar!

04/06/2019
Taal: PT

Como promover a inclusão social em contexto escolar através do método dialético e teatro?

Este é o ponto de partida do projeto Europeu "EAR - Formação de Cidadãos Europeus ativos através do método dialético e teatro" que reúne centros de formação, universidades, empresas e escolas de teatro de Portugal, Grécia, Espanha, Itália e Reino Unido.

O projeto iniciou em dezembro de 2018, tendo efetuado, nestes primeiros meses, um estudo sobre as políticas, práticas e metodologias existentes nas escolas regulares de Portugal, Grécia, Itália, Reino Unido e Espanha, que permitem abordar as questões de educação para a cidadania envolvendo crianças e jovens entre 6 e 16 anos de idade. Em termos gerais, com este estudo constatou-se que, a par da diversidade, existem também necessidades, desafios e constrangimentos que são comuns entre os países, sendo de destacar a necessidade de:

  • promover formação de professores que lhes permita desenvolverem competências para estruturarem e abordarem a cidadania de forma ativa e apelativa, envolvendo crianças e jovens nas atividades.
  • disponibilizar estratégias e recursos que apoiem os professores na abordagem de diferentes temáticas de cidadania, em contexto de sala de aula.

É neste contexto que a parceria irá desenvolver um conjunto de recursos de apoio aos professores na abordagem de diferentes temáticas de cidadania, em contexto de sala de aula, entre os quais será estruturado um curso e materiais de formação para professores, sendo que a primeira edição do curso decorre em outubro de 2019 em Bristol, Reino Unido.

Acompanhe as novidades do projeto no website http://ear-citizen.eu/ e na página de Facebook https://www.facebook.com/ear.citizen.

 

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn