Overslaan en naar de inhoud gaan
Event Details
5 Nov
2018

Carreiras e trajetórias profissionais: desafios e novas perspetivas

Portugal
Lisboa (Lisbon)
to

Carreiras e trajetórias profissionais: desafios e novas perspetivas

O que vão ser as carreiras, as novas trajetórias profissionais e o futuro do trabalho? Como é que se vai aprender e trabalhar num contexto de digitalização generalizada da economia? Qual vai ser o espaço de intervenção da orientação numa perspetiva de empregabilidade sustentável? Que literacias e competências poderão enriquecer as carreiras na idade adulta? Como tornar a qualificação atrativa para públicos mais desfavorecidos? Como fazer da aprendizagem ao longo da vida um instrumento efetivo de inclusão social para todos?

Estas são algumas das questões que irão nortear o debate e a discussão do encontro, “Carreiras e trajetórias profissionais: desafios e novas perspetivas” que terá lugar, no dia 5 de novembro, no auditório II do Centro de Congressos de Lisboa.

Especialmente destinado a profissionais e especialistas em educação e formação de adultos, o encontro é organizado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (na qualidade de serviço nacional de apoio da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa – EPALE), numa parceria com a Fundação AIP, no âmbito da Futurália 2019.

Com este encontro é assinalada a abertura, em Portugal, da III Semana Europeia da Formação Profissional (de 5 a 9 de novembro), havendo ainda uma conciliação entre o mote desta semana, associado à descoberta que cada um de nós deve fazer do seu talento, com a temática de discussão do mês de novembro da EPALE (A educação de adultos e o desenvolvimento da carreira), num contexto inevitável de interligação da educação, do conhecimento e do património, reafirmado em 2018 a propósito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, e de novos desafios e oportunidades inerentes à emergência de uma nova era – indústria 4.0, pautada por mudanças geradas não só pela digitalização mas também pela digitação de toda a sociedade.

Para além de uma sessão plenária, o encontro integra a realização, em simultâneo, de quatro workshops, cada qual dedicado a uma das seguintes temáticas:

- O futuro do trabalho, carreiras e trajetórias;

- Literacias, soft skills e competências emergentes;

- Aprendizagem ao longo da vida: compromisso para a inclusão;

- Conhecimento, património e empregabilidade.

Desta forma, todos os participantes são convidados a partilharem as suas práticas, projetos, experiências, iniciativas e também inquietações, na tentativa de, em conjunto, poderem ser encontradas novas perspetivas de abordar e de responder aos desafios que emergem com a inevitável transformação do mundo do trabalho.

A participação neste encontro é gratuita, embora limitada a capacidade das salas, sendo necessária uma prévia inscrição, a efetuar até ao dia 30 de outubro, através do link: http://www.anqep.gov.pt/inscricoesfuturoprofissional.

Event Details
Status
As planned
Type evenement
Conferentie
EU projectnr.
EPALE NATIONAL SUPPORT SERVICES NSS 580126-EPP-1-2016-1-PT-EPPKA2-EPALE-NSS
Type organisator
NSS-evenement
Organiser name
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (na qualidade de serviço nacional de apoio da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa – EPALE), numa parceria com a Fundação AIP.
Contactgegevens
anqep@anqep.gov.pt
Aantal afgevaardigden
> 200
Doelgroep
Netwerken & organisaties voor volwassenenonderwijs
Beleidsmakers
Mediadeskundigen
Behandelde thema
Doelstellingen
os participantes são convidados a partilharem as suas práticas, projetos, experiências, iniciativas e também inquietações, na tentativa de, em conjunto, poderem ser encontradas novas perspetivas de abordar e de responder aos desafios que emergem com a inevitável transformação do mundo do trabalho.
Deelnamekosten
Nee

Heb je een evenement in gedachten?

Aarzel niet! Klik op de link hieronder en voeg een evenement toe!

Laatste discussies

EPALE Discussie: Wat kunnen we doen om de volwasseneneducatie beter te maken voor mensen met een beperking?

In juni richt EPALE de schijnwerpers op hoe mensen met een beperking kunnen bijleren. We horen graag van jou hoe we volwasseneneducatie voor mensen met een beperking kunnen verbeteren. De schriftelijke discussie (in het Engels) zal plaatsvinden op 8 juni om 14 uur (CEST).
Meer

Vindt u het ook jammer dat de volwasseneneducatie nauwelijks bijdraagt aan het nieuwe decreet voor duaal leren?