Resource Details
Ressurs

Strengthening Quality Assurance in Adult Education and Training in Portugal: Implementation Guidance

Este guia é o resultado de um trabalho desenvolvido pelo Centro para as Competências da OCDE, na sequência do apoio técnico concedido a Portugal pela Comissão Europeia, através do seu Programa de Apoio às Reformas Estruturais (atual Instrumento de Apoio Técnico).

Conforme é referido no sumário executivo da publicação, todas as análises, recomendações e sugestões integradas neste guia tiveram em conta os contributos de diferentes stakeholders e de organismos ministeriais, auscultados em diversos momentos, como workshops e reuniões (que ocorreram entre dezembro de 2019 e novembro de 2020). Foram igualmente ouvidos especialistas e profissionais nacionais e internacionais.

No trabalho de análise, face à complexidade do sistema de garantia da qualidade da educação e formação de adultos existente em Portugal, a OCDE considerou o conjunto de políticas e de práticas necessárias para a garantia de padrões mínimos de qualidade que deverão ser mantidas e melhoradas ao longo do tempo, distinguindo duas dimensões: o reconhecimento e a certificação dos operadores de educação e formação de adultos; e a monitorização desses operadores e dos resultados obtidos pelos adultos.

Para cada uma destas dimensões, a OCDE identificou duas recomendações principais para o reforço da garantia de qualidade na educação e formação de adultos em Portugal, apoiadas por práticas internacionais consideradas relevantes.

Para a primeira dimensão foram identificados dois desafios, sendo igualmente duas as recomendações propostas: criação de um selo de qualidade para a verificação dos padrões básicos de certificação comuns; e centralização de todas as informações relevantes sobre os processos de certificação.

Para a segunda dimensão, foram elencados três desafios, passíveis de serem superados mediante duas recomendações: desenvolvimento de um quadro de monitorização comum; e acompanhamento dos resultados na educação e formação de adultos.

Resource Details
Resource author
OCDE
Type ressurs
Studier og rapporter
Land
Portugal
Publiseringsdato
Language of the document
Inglês
Login (0)

Users have already commented on this article

Login or Sign up to join the conversation.

Want to add a resource ?

Don't hesitate to do so! Click the link below and start posting a new resource!