chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Elektroniczna platforma na rzecz uczenia się dorosłych w Europie

 
 

Blog

EPALE – Semana da Educação em Contexto Prisional

27/01/2016
by Elsa Maria Caldeira
Språk: PT
Document available also in: EN HR DE SK EL RO IT PL ET MT SL LT NL FI

/en/file/prison-educationPrison Education

Prison Education

Quem abre uma escola, fecha uma prisão.

Victor Hugo

 

Em 2012 existiam cerca de 643 000 reclusos na União Europeia e, desde essa altura, a população prisional tem vindo lentamente a aumentar. A maioria dessas pessoas não tem qualificação superior ou profissional e, muitas vezes, tem deficit de competências básicas. A educação nas prisões é crucial na promoção da reabilitação e na diminuição da probabilidade de reincidência dos presos.

A educação de um presidiário é um tema importante para a EPALE, razão pela qual de 25 a 29 janeiro é a Semana da EPALE da Educação em Contexto Prisional! Fique atento à EPALE e às nossas páginas do Facebook e do Twitter, pois serão publicados recursos e artigos interessantes escritos por especialistas na área.

/en/file/prisonedhandsjpgprison_ed_hands.jpg

 

De 26 a 28 de janeiro os nossos especialistas irão assegurar uma discussão especial, de três dias, no blogue. Clique aqui para participar na discussão (em Inglês) e partilhar as suas opiniões sobre as questões levantadas! A discussão será moderada pelo Dr. Joe Giordmaina, especialista da Universidade de Malta em educação no contexto prisional. Para participar na discussão dinamizada pelo Joe, faça o login ou registe-se na EPALE.

A Educação em Contexto Prisional tem sido um tema popular na comunidade EPALE. Disponibilizamos muitos artigos interessantes, tanto para quem é novo na área, como para os especialistas. Veja o artigo do nosso coordenador temático Ian Atkinson sobre como a Educação em Contexto Prisional pode contribuir para a reabilitação. Além disso, clique aqui para ler o nosso estudo de caso sobre o projeto CLAP (Projeto de Apoio Literário para Presidiários).

Se estiver interessado, dê uma vista de olhos no artigo Educação e Formação em Contexto Prisional na Europa, de Alexia Samuel - um perito da EPALE França (EN, FR). No seu artigo, Annet Bakker (presidente da Associação Europeia de Educação em Contexto Prisional e professora com 25 anos de experiência), argumentou sobre a importância de não focar a educação em contexto prisional apenas na certificação (DE, EN, ES, FR, IT, NL PL).

/en/file/terrellbutterflyjpgterrellbutterfly.jpg

Credit Robert Sturman prison education yoga

 

Não perca a nossa entrevista com Alan Smith - ex-coordenador do programa Grundtvig - que nos dá uma visão geral do que é, hoje em dia, a educação em contexto prisional na Europa, e do que deve ser feito para a melhorar no futuro (EN).

Finalmente, o instrutor de Yoga James Fox conta à EPALE como converteu prisioneiros em algumas das prisões mais desafiadoras da América para os benefícios do Yoga – e como está a desenvolver o projeto nas prisões da Europa (DE, EN, ES, FR, IT, NL PL).

Ainda não acha suficiente? Dê uma olhadela nos nossos posts e recursos sobre o tema:

Posts no blog

Recursos

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn