Newsroom
Annual report 2016: UNESCO Institute for Lifelong Learning
O Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO publicou o seu relatório anual, dando conta das principais iniciativas e projetos desenvolvidos em 2016.
Nas palavras escritas no prefácio da publicação por Arne Carlsen, o diretor do referido instituto, o ano foi caracterizado pelo enfoque dado ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - educação de qualidade da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável que visa a erradicação da pobreza e o desenvolvimento económico, social e ambiental, à escola global.
Nesse sentido, os projetos e as iniciativas levadas a efeito pelo organismo procuraram encorajar os Estados-Membros a garantirem uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e a promoverem as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Detalhando os resultados alcançados nesse ano, é destacada a produção do 3.º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III) que, partindo de inquéritos de monitorização realizados por 139 Estados-Membros da UNESCO, procurou avaliar os progressos globais da implementação do Marco de Ação de Belém (2009) e investigar o impacto da educação e da educação de adultos em particular na saúde, no bem-estar, no emprego, no mercado de trabalho e na vida social, cívica e comunitária.
Do mesmo modo, é sublinhada a publicação, em 2016, da Recomendação sobre educação e educação de adultos que veio substituir uma recomendação de 1976 e que reafirma o papel central da educação e da educação de adultos para cumprimento da agenda de desenvolvimento sustentável de 2030.
Na sua ligação com os governos locais e as cidades, a publicação dá ênfase à Rede Global de Cidades de Aprendizagem.
Outras iniciativas consideradas relevantes foram a criação de uma Aliança Global para a Literacia no âmbito da aprendizagem ao longo da vida, assim como a ação de investigação assente em resultados de aprendizagem dos beneficiários dos programas de alfabetização de 12 países africanos.

- Per lasciare un commento, Accedi o registrati
| Ti aspettiamo su