chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Piattaforma elettronica per l'apprendimento degli adulti in Europa

 
 

Risorsa

B-learning e expressão de emoções na formação de adultos:contributo para a mudança de práticas no modelo de ensino

Lingua: PT

Inviato da ANQEP EPALE

Para o efeito realizámos um estudo experimental com um design pré-experimental de grupo único com três momentos de avaliação e descrição do processo. A recolha dos dados empíricos relativos às variáveis do estudo foi efetuada através de escalas e de entrevistas focus group e ainda das mensagens de fóruns e de e.mails. Para a interpretação dos dados, resultantes da aplicação das escalas, recorreu-se à estatística descritiva e inferencial. As entrevistas e as mensagens dos fóruns e dos e.mails foram objeto de análise de conteúdo. A triangulação dos resultados, e a sua discussão à luz das teorias estudadas, permitiu testar as hipóteses centrais do estudo, a saber: a relação entre o modelo de ensino e a observação, ao longo do tempo, de mudanças dos estados emocionais dos estudantes, da sua perceção de autonomia na aprendizagem online e do sentimento de satisfação com a vida. Pretendeu-se ainda verificar de que modo estas variáveis se relacionaram entre si.
 Os resultados obtidos revelaram que as emoções positivas foram mais experienciadas do que as negativas, estando associadas ao apoio dos professores e a uma maior perceção de autonomia na aprendizagem. As emoções negativas relacionaram-se com a ausência de apoio e a dificuldade sentida na conciliação da vida profissional com a académica. Este tipo de emoções levam-nos a recomendar a alteração de práticas associadas ao modelo de ensino, tendo em vista o bem-estar emocional dos estudantes/adultos. Os resultados deste estudo sugerem ainda a necessidade de se continuar a realizar investigações neste âmbito, centrando-se agora no estado emocional dos professores.

Autore/i della risorsa: 
Runa, A.
Data di pubblicazione:
Martedì, 1 Gennaio, 2013
Lingua del documento
Tipo di risorsa: 
Studi e relazioni
Paese:
Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn