O Programa Erasmus+ e as oportunidades na Educação de Adultos (ADU)

O programa Erasmus+ (2021-2027) oferece oportunidades de formação na Europa e cooperação entre diversos países, para instituições que integram todos os setores educativos, nomeadamente para aquelas que operam no setor da Educação de Adultos (ADU).
A Agência Erasmus+ considera importante que estes atores tomem conhecimento das oportunidades ao nível do desenvolvimento de projetos europeus e de como beneficiar do Programa. É possível ter a participação de organismos que proporcionem aprendizagens, não só ao nível do ensino formal, mas também não-formal e informal, no âmbito da Educação de Adultos.
Estes organismos/instituições podem apresentar uma candidatura ao programa Erasmus+, nomeadamente à Ação Chave 1 - Mobilidade de Indivíduos (somente para instituições ativas no setor Educação de Adultos) mas, também, à Ação Chave 2 - Parcerias para a Cooperação, em que qualquer instituição, legalmente constituída, que queira desenvolver um trabalho de cooperação transnacional com implicações neste setor, poderá igualmente apresentar uma candidatura à coordenação de um projeto ou, simplesmente, assumir o papel de parceiro.
Todas as organizações/escolas/instituições que pretendam participar em ações do Programa Erasmus+ devem registar-se no Sistema de Registo de Organizações (ORS), de modo a obter um identificador único, o OID (i.e. Organization ID) que está relacionado com o NIF de cada instituição ou da entidade instituidora da mesma.
Ao formalizar a candidatura, junto da Agência Nacional Erasmus+, as instituições podem candidatar-se também a financiamento, para apoio na implementação do projeto.
Podem participar no programa todos os organismos que operem no âmbito da educação de adultos, nomeadamente Municípios, Centros Qualifica, Corporações de Bombeiros, ONG, entre outras organizações.
Para efeitos de candidatura ao Erasmus+, no âmbito da Educação de Adultos, importa ter em consideração estes 2 conceitos:
- Educação de Adultos: Todas as formas de educação não profissional de adultos, seja de natureza formal, não formal ou informal (para formação profissional contínua, deverá constar no setor do Ensino e Formação Profissional - EFP).
- Aprendente Adulto: Todo o adulto que, tendo concluído, ou já não esteja envolvido na educação ou formação inicial, e regresse a algumas formas de aprendizagem não profissional contínua (formal, não formal ou informal) pode participar em atividades de mobilidade para aprendentes.
Todas as organizações que operem neste âmbito, e que estejam interessadas em saber mais sobre como participar no programa, podem obter informação através deste link Erasmus+ - Educação de Adultos e/ou contactar diretamente isabel.joaquim@erasmusmais.pt