chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE - e-Platforma za obrazovanje odraslih u Europi

Vijesti

A formação e educação a distância em tempo de Pandemia

22/04/2020
po Maria Manuel Ma...
Jezik: PT

A qualificação é a chave para um maior crescimento económico, e o investimento na formação e educação a distância é fundamental em tempos de pandemia Covid-19, pois contribui para um melhor envolvimento das pessoas. A Câmara municipal de Lisboa (CML), através do seu departamento de desenvolvimento e formação (DDF), continua a procurar encontrar soluções inovadoras no plano dos objetivos, nos modos de organização e nos meios utilizados, para superar as dificuldades e conseguir melhorar e aumentar rápida e sustentadamente os níveis de qualificação e as competências dos seus trabalhadores e dos cidadãos. 

Como resposta à pandemia, e sobretudo com a ativação do estado de emergência nacional, o DDF encetou todos os esforços no sentido de se preparar para garantir a continuidade da atividade formativa, promovendo a ALV-Aprendizagem ao longo da Vida.  

Identificaram-se tarefas e projetos de educação e formação, para se realizar em teletrabalho, forneceram-se os equipamentos de informática, instalação de software e acesso a internet, necessários, garantindo a execução do trabalho de forma remota e segura. Ferramentas digitais como o Teams, a plataforma Moodle, Skype, WhatsApp, e outras disponíveis no Google Docs, possibilitam a oferta contínua de aprendizagem e educação indispensáveis para a qualificação dos participantes. 

No âmbito da colaboração em projetos internacionais Erasmus+, caso do PortVET Hub ou do Motivateyourfuture.eu, concretizam-se reuniões transnacionais a distância, bem como o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos necessários à boa prossecução dos projetos.

Capacitaram-se formadores e técnicos para os desafios da formação a distância, para melhor servir os objetivos traçados no âmbito da educação e formação profissional. Um amplo leque de oportunidades de formação para cidadãos/cidadãs, migrantes, refugiados e/ou minorias étnicas, está acessível, quer através do Facebook, quer através de diversas ferramentas.

A equipa produz e disponibiliza Workshops on-line e Webinars, dando continuidade ao seu Programa para a Inclusão e Literacia Digital. Pequenos vídeos são elaborados sob temas como: Comunicação, uso de TIC para contactar com os serviços de Saúde devido ao COVID19, Comunicar com familiares e amigos em segurança, a Cibersegurança ou identificação de notícias falsas, podem ser seguidos no Facebook do Centro Qualifica + Valor LX, onde os participantes interagem e questionam facilitadores e formadores, colocando as suas dúvidas em tempo real. 

O reconhecimento de competências continua online, com as ferramentas disponíveis, que viabilizam que os participantes, empregados e desempregados, bem como formadores continuem o seu percurso de aprendizagem e qualificação, contribuindo para mitigar o distanciamento social e o confinamento a que todos estamos sujeitos.

Através da aquisição de competências digitais, também é possível inovar nos serviços prestados, melhorando a eficiência operacional e o seu desempenho. A oportunidade de aprender tende a deixar de estar confinada somente à sala de formação e do ponto de vista pedagógico, a preocupação do ensinar é substituída pela de criar as melhores condições de aprendizagem, capacitando os utilizadores, transitando dos conteúdos para os contextos de aprendizagem, do papel para o online, e do quadro para o multimédia, o paradigma educacional em permanente inovação e transformação. 

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn Share on email