chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE - ríomhArdán d’Fhoghlaim Aosach san Eoraip

Blag

Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência

27/11/2015
ag Elsa Maria Caldeira
Teanga: PT
Document available also in: LT DE NL HR

/ga/file/idpdlogopngIDPD Logo

IDPD Logo

 

 O Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência  é celebrado no dia 3 de dezembro e é promovido pelas Nações Unidas desde 1992. Na Europa existem cerca de 80 milhões de pessoas portadoras de deficiência. Por isso é importante prestar atenção aos benefícios políticos, económicos sociais e culturais de uma sociedade inclusiva e acessível. A UNESCO escolheu o tema a Inclusão importa: acesso e empoderamento para todas as pessoas, como tema do ano, com os seguintes subtemas:

  • Tornar as cidades inclusivas e acessíveis para todos
  • Melhorar os dados e as estatísticas sobre deficiência
  • Incluir as pessoas portadoras de deficiências não visíveis na sociedade e no desenvolvimento

 

Vídeo promocional do Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência 2014

A EPALE reconhece o papel importante da educação de adultos na melhoria da inclusão das pessoas portadoras de deficiência. A Educação de Adultos pode melhorar as competências, a empregabilidade, bem como proporcionar o sentimento de realização pessoal.

Veja alguns conteúdos interessantes sobre o assunto:

  • Não perca a entrevista com Maria Schejbal sobre o seu envolvimento no projeto ‘Cultural Vehicles for Education’ (CVE). O projeto dá apoio aos professores de educação de adultos que trabalham com pessoas portadoras de deficiência e outros grupos sociais vulneráveis.
  • Já ouviu falar sobre o projeto MOTE? Este projeto visa educar e encorajar as pessoas portadoras de deficiência para se tornarem ativos nos sistemas políticos dos seus países.
  • Recorda-se da entrevista com Andrzej Kamliński do Occupational Therapy Workshop na Polónia? Clique aqui para saber como pode criar  oportunidades de aprendizagem para adultos portadores de deficiência intelectual, através de atividades desportivas.
  • Veja aqui como os colegas da República Checa (CZ) celebraram este dia

  • Finalmente, Franz Wolfmayr, Presidente da Associação Europeia dos Prestadores de Serviços a Pessoas Portadoras de Deficiência (EASPD) diz-nos porque é que a falta de vontade e o receio de mudança são as principais barreiras à educação inclusiva. Leia aqui o artigo na íntegra.

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn Share on email