chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plateforme électronique pour l'éducation et la formation des adultes en Europe

 
 

Espace actualités

SJPF e Conselho Nacional de Supervisores Financeiros apresentam Projeto de Educação Financeira.

20/07/2017
Langue: PT

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) apresentaram esta quarta-feira, 19 de julho, um projeto de Educação Financeira do jogador de futebol, sob o lema “Todos Contam. E no futebol também.”

Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, é o embaixador do projeto, que visa desenvolver nos jogadores e ex-jogadores de futebol competências de gestão financeira.

“Pelo cargo que ocupa e pela mensagem que transmite aos mais jovens, aliado à sua credibilidade, escolhemos o Rui Jorge para embaixador deste projeto. Além da amizade, une-nos a preocupação com a formação integral dos futebolistas”, revelou o presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, no discurso de apresentação da iniciativa.

O presidente do Sindicato começou por explicar as razões que estiveram na base da criação deste projeto: “Os casos mediáticos de jogadores de futebol e de basquetebol mundial que entraram em bancarrota e o aumento de futebolistas nacionais falidos ou com graves problemas financeiros colocam o tema da educação financeira na ordem do dia.”

Joaquim Evangelista destacou ainda quais os principais objetivos desta iniciativa: “Diagnosticar os níveis de literacia financeira, sensibilizar os jogadores para a poupança e promover atitudes e comportamentos financeiros adequados é o investimento que propomos a todos os jogadores de futebol para que possam garantir o seu futuro.”

Definindo a educação como prioridade, o presidente do SJPF lembrou os vários protocolos estabelecidos com diversas instituições e universidades e sublinhou a aposta feita pelo Sindicato nas carreiras duais. Evangelista terminou o seu discurso, agradecendo ao Conselho Nacional de Supervisores Financeiros por ter aceite o convite do Sindicato para a elaboração deste projeto.

“Fico satisfeito por ver cada vez mais parceiros que não estão no mundo do futebol a  associarem -se às nossas causas e a partilharem as nossas preocupações. Existe uma oportunidade de fazer a diferença, implementando uma política educativa no desporto, garantindo o futuro das novas gerações. Saibamos aproveitá-la”, concluiu o presidente do SJPF.

A apresentação decorreu no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, com a presença de várias figuras do futebol português, entre as quais João Vieira Pinto (diretor da Federação Portuguesa de Futebol), Tiago Craveiro (CEO da Federação Portuguesa de Futebol), Hélio Sousa (selecionador nacional de sub-19), Pedro Proença (presidente da Liga Portugal), João Paulo Rebelo (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto) e José Pereira (Presidente da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol), bem como da equipa técnica e futebolistas do 15.º Estágio do Jogador, organizado pelo Sindicato, para futebolistas sem contrato.

Tudo sobre o projeto de Educação Financeira AQUI.

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn