chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE - Plateforme électronique pour l'éducation et la formation des adultes en Europe

Ressource

Promoting an Age-Inclusive Workforce: Living, Learning and Earning Longer

Langue: PT

Posté par Dora SANTOS

Conforme relata Stefano Scarpetta, Director of Employment, Labour and Social Affairs da OCDE, no prefácio desta publicação, em 2050, nas economias mais avançadas do mundo, mais de quatro em cada dez indivíduos terão mais de 50 anos. O envelhecimento populacional tem como consequência um inevitável envelhecimento, cada vez mais acelerado, da força de trabalho, pelo que a produtividade está cada vez mais ligada aos trabalhadores mais velhos.

Como as pessoas não só vivem mais mas também trabalham por mais tempo, haverá uma maior diversidade de experiências, gerações e competências diferenciadas nos locais de trabalho.

Consequentemente, os empregadores precisam de se preparar para maximizarem os benefícios desta força de trabalho multigeracional.

Este relatório da OCDE apresenta a experiência de uma entidade que integra diferentes idades no local de trabalho e desmascara vários mitos sobre as diferenças geracionais no desempenho profissional, nas atitudes e na motivação para o trabalho.

A publicação também fornece exemplos práticos, com o intuito de promover uma força de trabalho que inclua o fator idade, considerando a formulação e a implementação de políticas para todas as idades e fases da vida, cobrindo toda a extensão da carreira dos trabalhadores por meio das melhores práticas de recrutamento, retenção e aposentação, bem como a promoção da aprendizagem ao longo da vida e da boa saúde no trabalho.

 

 

Auteur(s) de la ressource: 
OCDE
ISBN: 
978-92-64-69147-6
Date de publication:
Mercredi, 16 Décembre, 2020
Langue du document
Type de ressource: 
Études et rapports
Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn Share on email