Pasar al contenido principal
News
Noticias

Conversas à Quinta | 9º Ciclo - Rui Canário

Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direcção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.

Presentemente no seu 9º ciclo, a conversa desta quinta-feira, 13 de dezembro, subordinada ao tema "A Educação de Adultos em Portugal", contará com a presença de Rui Canário, numa conversa moderada por Paula Guimarães. Terá lugar no Anfiteatro II do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, entre as 18:00 e as 20:00 (hora de Lisboa).

Esta sessão será difundida via web de forma a permitir que todos os interessados na temática possam assistir em direto. Para o fazer deve utilizar o seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/my/aulas.fc

Apesar das políticas públicas descontínuas e dos parcos financiamentos dirigidos à educação não formal, a educação de adultos em Portugal inclui uma larga variedade de iniciativas. Para além das iniciativas formais, como os cursos (de educação e formação de adultos, de formação profissional, do ensino recorrente, de curta duração e outros) e o reconhecimento, validação e certificação de competências, outras de educação não formal vão sendo dinamizadas por muitas entidades, públicas, privadas ou da sociedade civil, com finalidades diversas, envolvendo sujeitos com interesses e motivações variadas. Adicionalmente, regista-se uma crescente valorização por parte da população portuguesa pelas aprendizagens que cada um desenvolve ao longo da vida em contextos muito diferenciados.

Considerando modalidades educativas tão diversas, regista-se contudo que aquelas de educação política, crítica, problematizadora e transformadora, que procuram favorecer a mudança social são pouco frequentes e quando existem possuem pouca visibilidade. Assim sendo, cabe perguntar:

– a educação de adultos é importante hoje em dia, serve para alguma coisa? – as finalidades de educação crítica e política perderam relevância nos tempos presentes? – os tempos presentes são benéficos e interessantes para os sujeitos o suficiente e por isso não merecem ações de educação transformadora? – que mudanças social e pessoal seriam necessárias nos tempos contemporâneos? – que finalidades seriam relevantes para a educação de adultos contemporânea?

Login (0)

¿Quieres escribir un artículo?

¡No dudes en hacerlo! ¡Haz click en el link que aparece debajo y comienza a publicar un artículo nuevo!

Últimos debates

Enfoques temáticos de la EPALE 2021. ¡Empecemos!

Os invitamos a enriquecer con vuestras aportaciones y conocimientos lo que va a ser un año intenso. Empecemos por participar en este debate en línea. El debate en línea tendrá lugar el martes 9 de marzo de 2021 de 10 a 16 horas CET. La discusión escrita será introducida por un directo con una introducción a los focos temáticos de 2021, y será presentada por Gina Ebner y Aleksandra Kozyra de la AEEA en nombre del Consejo Editorial del EPALE.

Más

Discusión de EPALE: Aprendizaje mixto en la educación de adultos

En este contexto, el jueves 26 de noviembre de 2020, a partir de las 10.00 horas hasta las 16.00 horas CET, EPALE acogerá un debate en línea sobre el aprendizaje mixto en la educación de adultos. El debate tendrá un nuevo formato, comenzando a las 10 con una transmisión en vivo de 30 minutos, acompañado y seguido por el debate sobre los comentarios de la plataforma.

Más

Debate en EPALE: inclusión social de la población envejecida y aprendizaje intergeneracional

El miércoles 28 de octubre, a partir de las 10 a.m. CEST, EPALE acogerá un debate en línea sobre la inclusión social de la población envejecida y el aprendizaje intergeneracional. Los comentarios estarán abiertos el 19 de octubre para que los participantes puedan presentarse y enviar sus comentarios con antelación. ¡Únete a nuestro debate en línea!

Más