Pasar al contenido principal
Blog
Blog

O uso da realidade virtual na formação de reclusos e ex-reclusos

O Kerigma – Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos em conjunto com outras organizações europeias da Itália, da Grécia e do Chipre está a desenvolver um projecto de educação de adultos, apoiado pelo programa Erasmus+, denominado de STEPS – Supporting Ties in the Education of Prisoners/Apoiar laços na educação dos prisioneiros.

Um projeto que pretende criar materiais de formação inovadores que possam ser usados em estabelecimentos prisionais, centros de reabilitação e outras estruturas similares com vista a (re)integrar (ex)-reclusos na sociedade e mitigar as emoções negativas (raiva, rejeição, desilusão) que estes possam sentir.

Neste seguimento, as organizações que constituem o consórcio do projeto têm usado a arte do storytelling para coletar as histórias de vida de reclusos e ex-reclusos na Europa com o intuito de as dramatizar e adaptar a um sistema de realidade virtual.

Sendo assim, espera-se criar um livrete com todas as histórias coletadas e desenvolver seis cenários de realidade virtual. Além disto, pretende-se que estes materiais venham a ser usados por professores e formadores enquanto instrumentos educativos no processo de reabilitação e integração de reclusos e ex-reclusos.

Em última instância, o STEPS é um projeto experimental que almeja transformar as perspetivas de vida de reclusos e ex-reclusos de forma positiva e assim, afastá-los da marginalização, do desemprego e da criminalidade.

Login (0)

Want to write a blog post ?

Don't hesitate to do so! Click the link below and start posting a new article!

Últimos debates

Enfoques temáticos de la EPALE 2021. ¡Empecemos!

Os invitamos a enriquecer con vuestras aportaciones y conocimientos lo que va a ser un año intenso. Empecemos por participar en este debate en línea. El debate en línea tendrá lugar el martes 9 de marzo de 2021 de 10 a 16 horas CET. La discusión escrita será introducida por un directo con una introducción a los focos temáticos de 2021, y será presentada por Gina Ebner y Aleksandra Kozyra de la AEEA en nombre del Consejo Editorial del EPALE.

Más