chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma electrónica dedicada a la enseñanza para adultos en Europa

 
 

Blog

O uso da realidade virtual na formação de reclusos e ex-reclusos

03/10/2019
por Natália Correlo
Idioma: EN

O Kerigma – Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos em conjunto com outras organizações europeias da Itália, da Grécia e do Chipre está a desenvolver um projecto de educação de adultos, apoiado pelo programa Erasmus+, denominado de STEPS – Supporting Ties in the Education of Prisoners/Apoiar laços na educação dos prisioneiros.

Um projeto que pretende criar materiais de formação inovadores que possam ser usados em estabelecimentos prisionais, centros de reabilitação e outras estruturas similares com vista a (re)integrar (ex)-reclusos na sociedade e mitigar as emoções negativas (raiva, rejeição, desilusão) que estes possam sentir.

Neste seguimento, as organizações que constituem o consórcio do projeto têm usado a arte do storytelling para coletar as histórias de vida de reclusos e ex-reclusos na Europa com o intuito de as dramatizar e adaptar a um sistema de realidade virtual.

Sendo assim, espera-se criar um livrete com todas as histórias coletadas e desenvolver seis cenários de realidade virtual. Além disto, pretende-se que estes materiais venham a ser usados por professores e formadores enquanto instrumentos educativos no processo de reabilitação e integração de reclusos e ex-reclusos.

Em última instância, o STEPS é um projeto experimental que almeja transformar as perspetivas de vida de reclusos e ex-reclusos de forma positiva e assim, afastá-los da marginalização, do desemprego e da criminalidade.

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn