Skip to main content
Resource Details
Resource

The future of work: a literature review

Editado em março pela Organização Internacional do Trabalho, este documento de trabalho pretende ser uma sinopse que sistematiza todos os tópicos de diferentes estudos que têm sido publicados acerca do trabalho nos próximos anos. Nesse sentido, esta publicação procura não só sublinhar as tendências mais aprofundadas pelos vários estudos mas também definir quais os resultados esperados com o trabalho no futuro.

De um modo geral, os autores constatam que os estudos posicionam-se ora numa visão otimista ora pessimista relativamente ao futuro do trabalho, não tendo emergido, até à data, uma visão comumente aceite deste futuro do trabalho ou um entendimento único de quais os aspetos que mais irão influenciar os empregos e os ordenados no futuro.

A maior parte das publicações sublinha o impacto da 4.ª revolução industrial, colocando a tónica nos desenvolvimentos tecnológicos associados à robótica, à inteligência artificial e à genética. Mas, constatam os autores desta edição, há uma série de outros aspetos de natureza socioeconómica, geopolítica e demográfica que concorrem com os avanços tecnológicos na determinação do que poderá ser o emprego no futuro.

Por este motivo, a edição da OIT agora apresentada prefere definir o futuro do trabalho através de cinco dimensões onde se preveem mudanças significativas, como: os avanços do emprego; a sua qualidade; a desigualdade nos ordenados e nos rendimentos; os sistemas de proteção social; e o diálogo social e as relações industriais.

A primeira destas dimensões relaciona-se com a criação e destruição de empregos e a composição da força de trabalho no futuro. Já a segunda e a terceira prendem-se com as condições de trabalho e a sustentabilidade dos sistemas de proteção social. A terceira aborda a média de crescimento dos ordenados e ganhos e a sua distribuição. Já a quinta e última dimensão refere a forma como as instituições de trabalhadores se devem envolver, nos próximos anos, influenciando o que possa desencadear a mudança.

Resource Details
Resource author
International Labour Office
Type of resource
Studies and Reports
Country
Publication Date
Language of the document
Login (0)

Login or Sign up to join the conversation.

Want to add a resource ?

Don't hesitate to do so! Click the link below and start posting a new resource!