Resource Details
Resource

Financiamento da aprendizagem na Europa

Quais as principais fontes de financiamento e os custos da aprendizagem na Europa? E quais os principais instrumentos implementados pelos países para incentivarem os empregadores a proporcionarem estágios e a colaborarem na formação?

Estas são algumas das questões a que responde o banco de dados online que acaba de ser disponibilizado pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP).

A sua pesquisa permite ainda perceber quais os custos da aprendizagem (incluindo salários, subsídios aos aprendentes, e outros custos afetos, por exemplo, a seguros), bem como os atores envolvidos e o volume de fundos obtido.

A base de dados abrange cerca de 20 países, entre os quais Portugal, permitindo estabelecer comparações ao nível das variáveis mais relevantes para o financiamento da aprendizagem.

Ao todo são descritos mais de 50 instrumentos de financiamento em vigor nestes países, tendo por base informação recolhida em 2017.

Com respeito a Portugal, os dados disponibilizados têm como fontes o Programa Operacional Capital Humano e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

https://www.cedefop.europa.eu/pt/tools/financing-apprenticeships

Resource Details
Resource author
Cedefop
Type of resource
Studies and Reports
Country
Publication Date
Login (0)

Login or Sign up to join the conversation.

Want to add a resource ?

Don't hesitate to do so! Click the link below and start posting a new resource!