chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Electronic Platform for Adult Learning in Europe

 
 

Blog

Equipas dos serviços nacionais de apoio da Croácia e de  Portugal

28/05/2019
by Bárbara Magalhães
Language: PT

Nos dias 22 e 23 de maio, a Agência Nacional para Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), enquanto Serviço Nacional de Apoio (NSS) da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE) recebeu os representantes do NSS da Croácia.
O grupo foi recebido pela Coordenadora Nacional do NSS português e ainda Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP, Ana Cláudia Valente, que deu as boas-vindas à comitiva e salientou a importância da EPALE na disseminação das políticas e práticas de educação e formação de adultos.
Durante a manhã, a técnica Ana Maria Damião apresentou a missão da ANQEP e explicou à comitiva croata a forma como está organizado o Sistema Nacional de Qualificações português, bem como deu a conhecer o Catálogo Nacional de Qualificações, o funcionamento dos Conselhos Setoriais de Qualificação e o Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações.
A tarde foi dedicada à educação de adultos em Portugal, tendo o grupo croata oportunidade de conhecer o Programa Qualifica, que visa melhorar os níveis de educação e formação da população adulta portuguesa. 
No decorrer da apresentação, a técnica Cristina Duarte fez referência aos Centros Qualifica, enquanto entidades especializadas na qualificação de adultos, onde é possível obter informação, orientação e encaminhamento com vista à obtenção de uma qualificação escolar e/ou profissional. 
Também no âmbito do Programa Qualifica foi igualmente apresentado o Passaporte Qualifica que consiste num instrumento tecnológico de registo das qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida do adulto e de orientação para percursos de aprendizagem.
Na manhã de 23 de maio, o NSS da Croácia reuniu informalmente com o NSS de Portugal, com o intuito de partilhar experiências e boas-práticas no âmbito da EPALE.
O encontro terminou com um almoço convívio entre os serviços nacionais de apoio dos dois países.
 

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn