chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE - Ηλεκτρονική Πλατφόρμα για την Εκπαίδευση Ενηλίκων στην Ευρώπη

Ιστολόγιο

“Aumentar a escolaridade fez-me realizar um sonho”

01/07/2020
από Bárbara Magalhães
Γλώσσα: PT

Pedro Taborda, de 41 anos de idade, é treinador de guarda-redes profissional e inscreveu-se no Centro Qualifica da Profisousa para apostar na sua qualificação. 

/el/file/foto20pedro20taborda20cqjpgfoto20pedro20taborda20cq.jpg

Pedro Taborda

Centro Qualifica Profisousa (CQP) - O que o motivou a voltar à “escola”?
Pedro Taborda (PT) - Não me sentia completo com o nível de escolaridade que tinha e por isso decidi terminar algo que tinha deixado para trás. Depois apareceu esta oportunidade no Centro Qualifica da Profisousa e não a pode deixar escapar.

CQP - Que impacto é que o aumento de escolaridade teve na sua vida, quer ao nível pessoal, quer ao nível profissional?
PT - A nível pessoal o que mudou foi a minha autoestima, fez-me sentir estar a par com muitas pessoas que têm a mesma escolaridade que eu. A nível profissional aumentar a escolaridade fez-me realizar um sonho que eu tinha, que era ser treinador de futebol profissional, e só com o nível escolar que tenho agora, e com a ajuda do Centro Qualifica da Profisousa, é que foi possível.

CQP - Ao motivar um amigo a voltar a estudar, que conselho(s) lhe daria?
PT - Diria que nunca é tarde para recuperar algo que deixamos para trás, e que vale a pena fazer esse esforço para podermos atingir objetivos. Temos sempre algo novo para aprender e passar aos mais novos. Nunca é tarde para alcançar o que quer que seja. Diria ainda que vale a pena aproveitar as oportunidades que surgem no Centro Qualifica, pois tem profissionais muito competentes, que ajudam a entender todo o processo que se tem de realizar. 

CQP - Agora que concluiu o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no Centro Qualifica da Profisousa, o que se segue? Que projetos tem para o futuro? 
PT - Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os técnicos e formadores envolvidos no meu processo, sem eles não era possível atingir este feito. Depois, gostaria de aumentar ainda mais a minha escolaridade. Concluir o 12.º ano é a minha próxima meta, mas para já não é possível, pois a minha atividade profissional obriga-me a estar sempre em constantes mudanças. Gostaria de embarcar noutros projetos, fazer mais níveis do curso de treinadores, que são 4 no total e ainda só fiz o primeiro. O meu objetivo principal é aos 45 anos ter o nível 3.
Um bem-haja a todos os professores e colaboradores que me ajudaram a sentir mais realizado.

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn Share on email