chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

E-Plattform für Erwachsenenbildung in Europa

 
 

Blog

Como podemos enriquecer as competências de quem coordena/gere voluntários?

17/10/2019
von Natália Correlo
Sprache: PT

Esta foi a questão que motivou o “VolExpo – Volunteering Management Expedition”, um projeto financiado pela Comissão Europeia e promovido pelo programa Erasmus+ (ação-chave 2) que conta com a participação de nove países europeus, incluindo Portugal. Nesta medida, o grande propósito do VolExpo é a melhoria das competências metodológicas dos gestores e/ou coordenadores de voluntários através da coleção de ferramentas e métodos existentes nos (nove) países parceiros. Ou seja, invés de nos focarmos na criação de novas metodologias, pretendemos revitalizar e partilhar instrumentos de trabalho pré-existentes que ainda não foram suficientemente valorizados devido aos entraves geográficos e/ou linguísticos que muitas vezes, dificultam a disseminação de conhecimento relevante.

Assim sendo, durante o desenrolar do VolExpo, as organizações que constituem o consórcio vão juntar voluntários de diferentes partes da Europa e incentivá-los a falar sobre os seus métodos de trabalho em seminários online para que estes discutam e identifiquem as ferramentas mais úteis para a gestão e coordenação da atividade voluntária na Europa.

Em última instância, almeja-se criar um “depósito” de ferramentas que possa ser consultado e usado por gestores de diferentes nacionalidades para que estes, por sua vez, possam oferecer uma experiência mais cativante aos voluntários que gerem e expandirem ou aperfeiçoarem o seu leque de competências-chave.

Por conseguinte, nos dias 19,20 e 21 de Novembro de 2019, o Kerigma-Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos receberá as organizações parceiras em Portugal naquela que será a primeira reunião transnacional do projeto - um encontro que pretende iniciar o plano de ação do VolExpo para os próximos anos.

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn