Gå til hovedindhold
News
Nyheder

Conversas à Quinta | 9º Ciclo - Rui Canário

Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direcção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.

Presentemente no seu 9º ciclo, a conversa desta quinta-feira, 13 de dezembro, subordinada ao tema "A Educação de Adultos em Portugal", contará com a presença de Rui Canário, numa conversa moderada por Paula Guimarães. Terá lugar no Anfiteatro II do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, entre as 18:00 e as 20:00 (hora de Lisboa).

Esta sessão será difundida via web de forma a permitir que todos os interessados na temática possam assistir em direto. Para o fazer deve utilizar o seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/my/aulas.fc

Apesar das políticas públicas descontínuas e dos parcos financiamentos dirigidos à educação não formal, a educação de adultos em Portugal inclui uma larga variedade de iniciativas. Para além das iniciativas formais, como os cursos (de educação e formação de adultos, de formação profissional, do ensino recorrente, de curta duração e outros) e o reconhecimento, validação e certificação de competências, outras de educação não formal vão sendo dinamizadas por muitas entidades, públicas, privadas ou da sociedade civil, com finalidades diversas, envolvendo sujeitos com interesses e motivações variadas. Adicionalmente, regista-se uma crescente valorização por parte da população portuguesa pelas aprendizagens que cada um desenvolve ao longo da vida em contextos muito diferenciados.

Considerando modalidades educativas tão diversas, regista-se contudo que aquelas de educação política, crítica, problematizadora e transformadora, que procuram favorecer a mudança social são pouco frequentes e quando existem possuem pouca visibilidade. Assim sendo, cabe perguntar:

– a educação de adultos é importante hoje em dia, serve para alguma coisa? – as finalidades de educação crítica e política perderam relevância nos tempos presentes? – os tempos presentes são benéficos e interessantes para os sujeitos o suficiente e por isso não merecem ações de educação transformadora? – que mudanças social e pessoal seriam necessárias nos tempos contemporâneos? – que finalidades seriam relevantes para a educação de adultos contemporânea?

Login (0)

Log ind eller Registrer dig for at skrive kommentarer.

Har du lyst til at skrive en artikel?

Tøv ikke!

Klik på linket nedenfor og begynd at skrive artiklen!

Seneste diskussioner

EPALEs tematiske fokusområder for 2021. Sæt i gang!

Vi inviterer dig til at berige det, der forventes at blive et intenst kommende år med dine bidrag og ekspertise! Lad os starte med at deltage i denne online diskussion. Online diskussionen kører tirsdag den 9. marts 2021 fra klokken 10 til 16. Den skrevne diskussion bliver introduceret via livestream, med en introduktion til de tematiske fokusområder for 2021, og værten vil være Gina Ebner og Aleksandra Kozyra fra EAEA på vegne af EPALEs redaktion.

Mere