Gå til hovedindhold
News
Nyheder

Qualificar os Portugueses

Relançar a educação e formação de adultos, bem como combater o abandono escolar são dois dos objetivos centrais do eixo “Qualificar os Portugueses”, um pilar do Programa Nacional de Reformas.

Na apresentação das prioridades do Governo nesta matéria estiveram presentes Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e Tiago Brandão Rodrigues, responsável pela tutela da educação. A sessão pública teve lugar no dia 18 de abril, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

Durante a sua intervenção, Vieira da Silva salientou o “atraso estrutural” existente na qualificação de adultos em Portugal, em comparação com os restantes países da União Europeia, traduzido em baixos níveis de participação em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV).

Para combater este “atraso estrutural”, o Governo pretende não só aumentar o número de Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (que assumirão como designação Centros Qualifica) – de 238 (atualmente) para 300 (em 2017), mas também aumentar a atratividade destes centros. Além disso, é necessário aumentar a articulação entre centros e outras estruturas, designadamente escolas profissionais, centros de emprego e gabinetes de inserção profissional. Com estas medidas, o Governo espera abranger 15% de adultos em atividades de ALV até 2020 e 25% em 2025 (atualmente a taxa ronda os 9%).

Reforçar a articulação de respostas de educação e formação, melhorar o acesso a informação e orientação e favorecer percursos formativos personalizados são outros dos objetivos estabelecidos pelo ministro Vieira da Silva para os próximos anos relativamente à educação e formação de adultos.

Login (0)

Log ind eller Registrer dig for at skrive kommentarer.

Har du lyst til at skrive en artikel?

Tøv ikke!

Klik på linket nedenfor og begynd at skrive artiklen!

Seneste diskussioner

EPALEs tematiske fokusområder for 2021. Sæt i gang!

Vi inviterer dig til at berige det, der forventes at blive et intenst kommende år med dine bidrag og ekspertise! Lad os starte med at deltage i denne online diskussion. Online diskussionen kører tirsdag den 9. marts 2021 fra klokken 10 til 16. Den skrevne diskussion bliver introduceret via livestream, med en introduktion til de tematiske fokusområder for 2021, og værten vil være Gina Ebner og Aleksandra Kozyra fra EAEA på vegne af EPALEs redaktion.

Mere